Essa Extraordinária Odisseia Solar



De Ahmadabad para Varanasi – Índia
Por J. C. Zeferino

    Quantos inúmeros parceiros que direta e indiretamente trabalham ou já trabalharam para que a aeronave Si2 estivesse apta a voar essa verdadeira Odisseia Solar? Inúmeras! Difícil enumera-las! Uma das correspondentes com quem mantenho contato chama-se Fabieene! Pedi a ela para que me enviasse um e-mail contando um pouco sobre cada membro da equipe em Terra pois queria fazer uma matéria com o foco na equipe. Ela me disse do movimento louco de correspondência que recebem constantemente e que seria difícil, ou praticamente impossível naquele momento mobilizar a equipe para falar um pouco sobre si mesmos. Parece ao olhar do “Mundo” que essa Volta ao Mundo Solar não está sendo muito divulgada ou pelo menos não adequadamente. Ledo engano! No momento certo veremos os frutos desta Jornada e acredito que será quando o Si2 estiver chegando ao Hawaii indo em direção a Phoenix e Nova York! Bom como não consegui os dados do pessoal da equipe eu quero agradecer a todos do Solar Impulse 2 através da pessoa da Fabieene, muito obrigado pela mudança de paradigma que essa viagem representa, mostrando ao mundo que já é possível trocarmos, mesmo que gradualmente, os combustíveis poluentes pelos limpos, como a energia solar.
    Bem voltando a falar sobre o impacto que a viagem terá sobre o mundo, e que como eu disse acredito que será melhor divulgado todo o projeto quando estiverem nos EUA. Ainda teremos uma longa viagem pela frente até chegarmos a América! O foco agora será ir de Ahmadabad para Varanasi (ainda na Índia) ou Varanássi como se pronuncia. Um lugar que é mais conhecida pelos viajantes como Benares e, localmente, como Kashi. Ela é uma cidade do estado de Uttar Pradesh. Varanasi está localizada às margens do Rio Ganges e tem mais de 3 000 000 milhões de habitantes. É uma das cidades mais antigas do mundo.
    A grande “sacada” do Solar Impulse 2  é a energia coletada pelas células solares que é armazenada em baterias de polímero de lítio, cuja densidade de energia é otimizado para 260 Wh / kg. As baterias são isoladas por espuma de alta densidade e montadas nas quatro naceles do motor. Tudo isso com um sistema para controlar o carregamento limiar e a temperatura. Sua massa, peso total é superior a 633 kg, ou pouco mais de um quarto de todo o peso da aeronave Si2. A medida em que for postando as matérias contarei mais detalhes sobre o Si2 e o treinamento dos pilotos e equipe! Um grande abraço a todos. Comentem, compartilhem, todos são bem vindos a esta Jornada Solar!


Comentários

Postagens mais visitadas